Empreender de forma magistral

A inquietação pela inovação e a diferenciação nos negócios.

A essência do empreendedorismo é a inquietação: inquietação por novas estratégias, inquietação por novos produtos e serviços, inquietação por novos métodos para envolver pessoas.

No mercado magistral, essa inquietação se traduz pela necessidade de identificar as oportunidades para manter-se forte em um mercado tão competitivo, porém, muitas vezes o dia a dia da farmácia acaba envolvendo seus gestores nos processos e dificultando a elaboração de estratégias.

Para que você, e sua farmácia se diferencie da concorrência, alguns cuidados são importantes:

| Empreenda com seus colaboradores: O envolvimento dos colaboradores nos projetos da sua farmácia proporciona a distribuição de responsabilidades. Para que isso aconteça, você precisa agir como um entusiasta, mas também, precisa definir claramente sua estratégia e comunica-la a todos os envolvidos. Um projeto empreendedor estimula, envolve e motiva, mas nada disso será possível se sua empresa não propicia a sugestão de ideias e principalmente não respeita seus colaboradores.

| Empreenda na inovação dos produtos: Muitas vezes a farmácia almeja um posicionamento diferenciado mas oferece ao seu cliente um produto comum. Para que você se diferencie, é necessário um pouco de ousadia! Novos produtos ou novas propostas terapêuticas, muitas vezes são ignoradas, pois, necessitam de uma boa estratégia principalmente na promoção destes produtos. Por outro lado, esse “esforço” fará com que seus clientes prescritores e consumidores, enxerguem no seu negócio o pioneirismo e a inovação tão desejada.

|Empreenda na Gestão dos Processos: Para execução de qualquer estratégia
é necessário que seus processos estejam bem definidos e que seus colaboradores sejam entendedores de cada etapa. Mas, para que você consiga inovar nos processos, e desta forma, melhorar a produtividade da sua equipe, são necessários indicadores de desempenho para que você possa monitorar e avaliar os resultados, e assim definir as metas e potenciais de melhoria.

Tudo isso, é necessário em qualquer empresa que procura um desenvolvimento sólido, mas, quando falamos em momento de crise econômica, todos estes fatores se tornam ainda mais imprescindíveis, pois, a diferenciação pode ser a principal saída para superarmos este momento de instabilidade.

Até a próxima Leitura.

Voltar