Beleza atrai, conteúdo convence!

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL DA SUA FARMÁCIA PARA UMA RELAÇÃO DURADOURA COM SEU CLIENTE

Competência técnica, adequação as legislações, capacidade administrativa e ainda por cima, uma habilidade comercial com conteúdo técnico. É, o dia a dia de uma farmácia magistral não é nada fácil.

Em visitas em Farmácias Magistrais, notamos o interesse das farmácias em aspectos relacionados ao Marketing, que traz ferramentas para uma administração mais consistente, baseada nas necessidades de seus consumidores com processos bem definidos e estruturados para atender tal necessidade.

A relação da farmácia com seu público alvo, tem seu início, quando você consegue oferecer um produto com a qualidade esperada, com preço compatível ao público a que ele se destina, distribuído de forma conveniente e possua uma promoção adequada, os famosos 4 Ps! A continuidade desta relação baseia-se na identidade do público alvo com a sua Marca, e aí está a grande questão!

Uma Marca estruturada com uma comunicação bem definida pode ser o elo principal para uma relação duradoura. Muitas vezes, a rotina do dia a dia faz com que alguns detalhes como: fachada, ponto de venda (loja) e embalagens utilizadas em nossos produtos, passem despercebidas pela “lista de prioridades” definidas durante o planejamento estratégico, porém, para alcançar uma relação de confiança é necessário estabelecer uma comunicação visual que transmita os valores da sua empresa, e isso inclui, uma fachada moderna e bem sinalizada, associada a uma loja limpa, iluminada e bem organizada, com embalagens seguras e diferenciadas, que agreguem valor ao produto oferecido para atender as necessidades dos seus clientes.

Uma fachada “envelhecida” pode levar a impressão de uma farmácia ultrapassada, assim como, uma simples lâmpada queimada ou uma loja desorganizada, pode levar a dedução de um processo falho e necessitando de reparos. Já a embalagem, tem um papel na negociação igual ou mais importante no momento de decisão de compra, e um descuido nas informações do rótulo, na precisão da rotulagem, ou no lacre da embalagem, pode colocar em descrédito todo um processo para manipulação do produto.

A comunicação visual bem estabelecida muitas vezes pode comunicar a seu cliente aquilo que nós não tivemos a oportunidade de dizer durante o atendimento. Ela tem que ter o papel de atrair a atenção do público que você deseja atingir e, associado a um produto de qualidade, seu cliente estará convencido de que você tem a melhor opção para suprir a sua necessidade.

Devemos nos acostumar a ser mais críticos consigo mesmo, desenvolvendo um olhar analítico que contribua para a melhoria contínua dos processos.

Avalie, pesquise, inove e dissemine novas ideias. O mercado vive de inovação e a criatividade é o combustível para essa inovação.

Lembre-se: Nenhum produto será melhor do que o pior dos seus componentes, assim como, nada é tão bom, que não possa ser melhorado.

Pratique essa inovação constantemente, lidere uma equipe de inovadores, estimule a autocrítica e colha resultados que muitas vezes pareciam distantes.

Até a próxima matéria.

Voltar