Como fugir da guerra de preços

COMO ADMINISTRAR UM DOS MAIORES DESAFIOS DO MERCADO MAGISTRAL

Acredito que assim como em nossos clientes, um dos assuntos recorrentes em reuniões de planejamento comercial é a “GUERRA DE PREÇOS”, bastante comum e já batizado para ilustrar aquilo que também chamamos de “Leilão para segurar o cliente”.

Embora muito comum, e em muitas vezes classificado como um “problema sem solução” por boa parte dos profissionais, entrar nessa Guerra pode levar sua farmácia a caminhos inesperados e contrários a proposta de Gestão Magistral adequada.

Mas, se a minha farmácia não entra nessa briga, quais outras possibilidades eu tenho?

Sim, é fato que precisamos nos preocupar com a prática de preço do mercado, mas entrar nessa briga sem uma estratégia bem definida, pode levar a sua farmácia para um caminho sem volta!

Preparei 4 dicas, para você e para sua equipe fugir da Guerra de Preço, confira:

Dica 1 | DEFINA QUAL O POSICIONAMENTO DA SUA FARMÁCIA

Antes de decidir se vai entrar ou não nessa “briga”, você precisa saber exatamente qual é o posicionamento da sua Farmácia, qual a sua proposta de negócio. Você está disposto a oferecer preço, ou prefere a diferenciação? Se sua resposta for o posicionamento pela precificação, vá em frente, entre na briga, mas, não se esqueça que você faz parte de um mercado que essencialmente busca pela personalização. Agora, se sua estratégia é agregar valor, e entregar algo diferente para seu cliente, o caminho pela precificação pode inviabilizar o seu negócio. Lembrando que a diferenciação provavelmente será a chave para fidelizar seu cliente.

Dica 2 | CUIDE DA COMUNICAÇÃO VISUAL DA SUA FARMÁCIA

Pode parecer estranho, mas a comunicação visual da sua farmácia pode levar o seu cliente a “rotular” o seu produto. De nada adianta eu definir minha estratégia de diferenciação, se minha comunicação não transmitir isso. Logotipo, fachada, rótulo, comunicação da loja, sacola das formulações, entre outros itens, podem falar muito sem sequer emitir uma palavra. Busque orientação com profissionais qualificados, uma boa comunicação pode elevar o posicionamento da sua farmácia, e lembre-se: Você nunca terá uma segunda chance, de causar uma boa primeira impressão.

Dica 3 | PENSE DE FORMA CRIATIVA, CRIE UM AMBIENTE ÚNICO

Fugir do comum e imaginar um ambiente único pode levar seu cliente a uma experiência jamais vivenciada. A loja, o mix de produtos, a abordagem dos colaboradores, e porque não, a navegação pelos portais disponibilizados pela farmácia (sites e aplicativos), podem fazer com que seu cliente se sinta mais seguro e valorizado com seu produto.

Dica 4 | PENSE COM OUSADIA, ESCOLHA O CAMINHO MAIS DIFÍCIL

Tenha certeza, a ousadia vai te levar a caminhos nunca explorados por aqueles que convivem com o comum. Visite outros mercados, imagine-se em outros estabelecimentos, traga para sua farmácia tudo aquilo que te encanta, enquanto o papel de cliente é exercido por VOCÊ! Se você continuar se baseando no que a maioria do mercado oferece para definir o planejamento da sua farmácia, com certeza você jamais será visto como diferenciado. Escolha o caminho mais difícil, com certeza poucos estarão dispostos a pagar o preço que você pagará, logo, a concorrência será bem menor.

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